Workshop Matéria (18 de Maio, Lisboa)

Dia 18 de Maio estarei co-facilitando esta sessão do projeto Materia, de Catarina Vieira, que terá lugar das 15-19h no Roundabout.lx.

Página do evento no FB: https://www.facebook.com/events/588396938331267/

Matéria
Encontro. Partilha. Experimentação
Entrada livre, sujeita a inscrição

A Matéria é um projeto artístico para me encontrar com os meus amigos artistas, com os meus pares, para saber o que andam a fazer, para poder conhecer mais sobre o seu trabalho e o modo como pensam, na prática, implicando o meu corpo nas suas questões e nas suas metodologias. Acredito que nos conhecemos, porque passamos tempo juntos, a fazer juntos, a resolver problemas, a comer, a fazer perguntas, a construir qualquer coisa.
A Matéria instala dois ritmos, duas vozes, em cada encontro: o ritmo da minha própria pesquisa artística, que, quem participa na Matéria regularmente, pode acompanhar como se aprofunda, repete, ramifica, complexifica e o ritmo do encontro único, singular com a prática do meu convidado.
Os convidados da Matéria são artistas com quem partilho algum tipo de intimidade, pessoal ou profissional, artistas que tocaram o meu corpo ou com quem estive em movimento alguma vez. Porque nos conhecemos há muitos anos, mas nunca trabalhámos juntos. Porque já trabalhámos juntos, mas o tempo curto de ensaios nunca permitiu que nos demorássemos em práticas indefinidas, de utilidade incerta. Porque dançámos juntos, mas nunca falámos sobre as estratégias que nos levam a pôr conceitos em movimento.
Esta escolha é absolutamente subjetiva e é tecida na micro-escala das relações afetivas, que acendem curiosidades e despertam desejos de reencontros, de repetições, de divagações.
Juntamo-nos uma vez por mês para dançar e pensar juntos, e temos a porta aberta para quem que se quiser juntar.” Catarina Vieira

Em Maio, a convidada da Matéria é a Dani d’Emilia (www.danidemilia.com), artista e educadorx transfeminista. Utilizando o potencial da performance/arte como um ‘modo de encontro encarnado e sensível’, o trabalho de Dani combina performance-pedagogia (a prática da performance como um processo pegagógico de des-aprendisagem e criação arte-vida), transfeminismo (feminismo interseccional e trans* inclusivo), aproximações descoloniais (interrogando legados coloniais em nossas corpo-subjetividades) e ternura radical (um modo de resistência político-afetiva, tecida no exercício do ativismo ‘para dentro e para fora’).

Destinatários: A Matéria é aberta a todos os corpos, todas as velocidades e sensibilidades, com ou sem experiência em artes performativas. Destina-se a todos que tenham curiosidade em explorar territórios de consciência física, espacial, emocional, energética; em explorar as matérias que nos compõem, que nos atravessam e a que estamos ligados.

Inscrições: office@catarinavieira.net
Informações práticas: Trazer roupa confortável que permita mover à vontade.

Apoios: Bolsa Self-Mistake; Roundabout.LX; Companhia Clara Andermatt; O Rumo do Fumo/Espaço da Penha; Pólo Cultural Gaivotas | Boavista