Práticas de Des-imunização, uma investigação encarnada das formas disseminadas do amor (com Dani d’Emilia e Fernanda Eugenio)

Flyer_DD_AND_FE_final

As Práticas de Des-imunização são uma pesquisa colaborativa entre xs artistas Dani d’Emilia e Fernanda Eugenio, que têm colocado em conversa proposições advindas da investigação artístico-política da ternura radical, desenvolvida pela Dani (ver o textos radical-tenderness manifesto /invitation-to-radical-tenderness-me-in-you ) e elementos do Modo Operativo AND (em especial a ferramenta-conceito do co-passionamento; ver o texto por-uma-politica-do-copassionamento)

Partindo desejo de experimentar procedimentos relacionais e práticas político-afetivas encarnadas para a trans-formação social, as práticas de des-imunização exploram a dobra entre o íntimo e o político; entre os modos da vinculação proximal e aqueles que poderão operar, por emergência, mudanças sensíveis no coletivo.

Nossa proposta tem sido pesquisar, no plano da corporeidade, percursos possíveis para ativar modulações não-hierárquicas e disseminadas do amor e do amar, experimentando a sua liberação de conformações pré-definidas e a sua operatividade enquanto força de strangership: sintonização com o impróprio e o alheio, capacidade de prescindir da lógica da (des)identificação/(des)entendimento para abrir-se em disponilidade, comparecimento, escuta, engajamento e presença.

Criar as condições para o exercício desta política outra para a constituição situada do viver juntes envolve acolher o risco e comprometer-se com o cuidado recíproco. Retomar territórios afetivos imunizados pelos mecanismos da indiferença ou pelo fechamento identitário, circunscrevendo zonas de intimidade temporárias com o desconhecido e o desconhecível, experimentando estados de vulnerabilização deliberada e de elasticidade variável da permeabilidade. Des-imunizar ao outro (cum, o outro; o além de mim), experienciar a relação como dádiva (munus). Fazer no/do corpo coragem e franqueza para implicar-se, a cada vez, no (re)fazer comum.

As Práticas de Des-Imunização emergem de uma investigação-criação em processo, que acontece sobretudo em relação. Daí a proposta de periodicamente fazer encontros abertos, em modo oficina, para partilhar e experimentar os procedimentos e as proposições vivenciais que estamos a criar.

Veja aqui algumas imagens dos worshops/encontros:

 

15-16 de setembro, Roundabout.lx (Lisboa). Fotos: Marta Angelozzi

 

10-11 de novembro de 2018, roundabout.lx (Lisboa). Fotos: Ana Dinger