Workshop: Desaprendizagens Transfeministas (LISBOA 13/5/18)

SOBRE O WORKSHOP

“Neste workshop intensivo trabalharemos a partir do corpo como receptor e produtor de discursos e práticas politico-afectivas. Partindo da consciência de que nossas experiências pessoais são também resultado de condicionamentos sociais, proponho que pensemos a performance/art como uma pedagogia radical de (des)aprendizagem (auto-reflexiva e colectiva), que nos ajude a identificar, interromper e subverter normas reguladoras impostas às nossas corpo-subjectividades por distintas estruturas de poder.O que pode um corpo? Como se relaciona com seu entorno? O que pode ser lido nessas interacções? Como modificamos estas mensagens para transformarmos nossas realidades? Combinaremos dinâmicas e enfoques do universo da performance art (artes do corpo) e do transfeminismo (feminismo com visão não binária e interseccional da realidade, construído a partir da análise transversal de opressões corporais, raciais, económicas, sexuais, de género, etc) buscando gerar um espaço radicalmente terno que desconstrua identidades rígidas, visando nutrir redes de (des)aprendizagem e apoio político-poético. Utilizaremos nossos desejos, vulnerabilidades, dúvidas e contradições, como possibilidades de imaginação política, força afectiva e activismo encarnado.”

SOBRE G.A.T.A
GATA (Grupo de Activismo e Transformação pela Arte) é um colectivo artístico criado em 2009 que foca as questões associadas ao(s) género  (s) e feminismos recorrendo a estratégias de acção criativa. Inspirada pela arte performática feminista, G.A.T.A explora o potencial transformador da arte como processo participativo, jogando com diferentes formas de arte (incluindo performance, artes visuais, escrita e música). Com o objetivo de resgatar o lado mais performático do nosso colectivo, convidámos Dani d’Emilia para conduzir este workshop e, caso haja interesse, poderão organizar-se outras sessões e quem sabe juntar mais pessoas formando um ‘grupo de estudos encarnados de performance e transfeminismo

SOBRE DANI d’EMILIA
Dani d’Emilia é artista e educadora transfeminista. Nasceu na Itália e cresceu no Brasil. Desde 2001 trabalha internacionalmente em projectos de performance, artes visuais, teatro e pedagogia radical. É co-fundadorx da companhia de teatro imersivo Living Structures (Reino Unido) e do espaço artístico Roundabout.lx (Lisboa, PT). Dani foi membro do colectivo de performance transnacional La Pocha Nostra (MX / US) entre 2011-2016 e do dueto transfeminista Proyecto Inmiscuir (ES / MX) entre 2015-17. Actualmente também trabalha como pesquisadorx da Fundação Musagetes (CA), investigando possibilidades de educação decolonial através de práticas artísticas e críticas como parte dos programas Gorca Earthcare (Eslovênia), Free Home University (Itália), Gesturing Towards Decolonial Futures (Universidade de British Columbia, Canadá) e outros contextos de investigação encarnada.

Sua formação inclui: MA – Literatura Comparada y Estudios Culturales, Universidad Autonoma de Barcelona (Espanha, 2016); MA – Programa de Estudos Independentes dirigido por Paul B. Preciado, Museo de Arte Contemporanea de Barcelona (Espanha, 2015); BA – Devised Theatre and Visual Arts Practices, Dartington College of Arts (Reino Unido, 2007); Diploma em Mime & Physical Theatre, Desmond Jones School (Reino Unido, 2003); e diversos outros treinamentos com artistas e educadorxs independentes em teatro, performance, live art, artes visuais, pedagogia radical e outras praticas corporais.

This slideshow requires JavaScript.

Imgens do workshop ‘feminismos e arte do corpo’ #1
Fotos Valentina Vargas